quinta-feira, 16 de abril de 2020

Comandos para zerar e formatar pendrive

Nesse post será mostrado como zerar um pendrive e depois formatar pela linha de comandos e poder usá-lo para gravar e criar uma imagem .iso de qualquer distribuição de Linux.

Zerar totalmente o pendrive
Depois de usar o pendrive, se você quiser limpar ele, basta digitar o comando a seguir. Este comando irá zerar seu pendrive. Depois disso, você vai precisar usar uma ferramenta de particionamento como o Gparted para criar uma nova partição nele. Após o comando o pendrive vai ficar como partição não alocados, e será preciso após o comando criar uma nova Tabela de Partição.
$ sudo dd if=/dev/zero of=/dev/sdb status=progress
Obs.: Onde tem “sdb” substitua por “sdc” ou “sde“, isso vai depender de qual a notação o pendrive recebe ao ser inserido!
Pronto! Agora sempre que precisar, você pode gravar seu pendrive.
Agora, você criar uma nova tabela de partição, use o Gparted para criar.

Formatar o pendrive
Com o pendrive identificado, iremos formatar ele. O comando, a seguir, formata e apaga todo o conteúdo do dispositivo e cria um sistema de arquivos vfat nele, para isso, dê o comando abaixo no terminal. Nesse exemplo usa-se o aplicativo mkfs.
A partição precisa estar sempre desmontada, antes de ser formatada, creio que o sistema irá lembrá-lo disto. Use o seguinte comando.
$ sudo mkfs.vfat /dev/sdb1
Para formatar uma partição com o tipo ext4 é assim:
$ sudo mkfs.ext4 /dev/sdb1

Após a finalização, execute o comando abaixo para remover o pendrive com segurança:
 $ umount /dev/sdb
Pronto! Seu pendrive agora está formatado para ser usado.

Até a próxima!

Exe Gnu/Linux Trinity

Exe Gnu/Linux é uma distribuição baseada no Devuan com ambiente Trinity Desktop.    O ambiente Trinity (TDE) é muito leve, inicia com cerca...